Plasticidade Competitiva - Como Mudar Suas Crenças



Primeiro, isso é uma coisa que afeta todo mundo. Nosso cérebro, para aprender coisas novas, utiliza das conexões já utilizadas dos neurônios. Isso é uma guerra que nunca acaba! Se a gente para de exercitar uma habilidade mental, é como se a gente tivesse parando de exercitar um músculo (pense no cérebro como um músculo), ela atrofia. Cada habilidade tem uma rede neural específica e, se essa rede não está sendo “utilizada” ela cede seu espaço para outras redes mais “usadas”.



Essas redes vivem competindo por “espaço” no cérebro; se eu uso, ela fica; se eu não uso, ela desaparece... E é aí, meu caro leitor, que entra a sua “crença limitante”. A plasticidade competitiva em adultos explica algumas de nossas limitações. Um exemplo bobo seria aprender outra língua. A visão que existe hoje é de que “terminou o período crítico para o aprendizado de outro idioma”. Mas, nós sabemos que isso não é totalmente verdade, porque a gente consegue aprender um novo idioma... só é difícil! E aí, alguns pensam que o cérebro está “rígido” e não tem mais plasticidade para se adaptar. Mas, nessa história, o buraco é um pouco mais embaixo! A medida que ficamos mais velhos, usamos mais a nossa língua nativa. Assim, os neurônios do “idioma” está extremamente fortalecidos, já que eles passam o dia “treinando na academia”. Sendo assim, quanto mais a gente prática uma coisa, mais difícil é de se desfazer dessa coisa.


Quando você falou que suas limitações o acompanham há muito tempo, entra aí a força da plasticidade competitiva: você treina muito ser limitado. É por isso que “mudar o seu subconsciente” é difícil. Lembra que eu falei que você não tem subconsciente? É porque, de fato, você não tem. O que você tem são redes bombadas, fortonas, que estão mais ligadas do que uma ligação iônica (só vai entender quem sabe o que é e quais são os tipos de ligações atômicas - o conhecimento não pode ficar tão barato né? Se não sabe, vai estudar!).


Então, o que acontece é que você anda pensando demais no seu problema e de menos na sua solução.



18 visualizações

©2020 por Faculdade da Mente.

SMPW Trecho 3 Bloco B Loja 15 Edifício BanShop - Brasília/DF

CNPJ 24.701.671/0001-48

Telefone/WhatsApp +55 (61) 4141-9965

A data estimada para entrega dos produtos dependerá do produto escolhido