O que é neurociência?

Bom dia, pessoal. Acredito que muitos de vocês tenham entrado aqui pela simples curiosidade em saber o que são as neurociências e pra que “isso” serve. Claro que alguns de vocês já têm noção do que seja isso e entraram aqui para aprimorar seus conhecimentos. Então, eu resolvi dar uma nivelada no conhecimento, pra quem entrou aqui por curiosidade não ficar perdido.


Então, eu preparei uma listinha aqui do que eu acho importante vocês entenderem primeiro, antes de dar prosseguimento ao estudo do livre-arbítrio, por exemplo, do aprendizado, do comportamento, da cognição, etc…





Vamos falar sobre O QUE É A NEUROCIÊNICA, de forma bem resumida, tudo bem?

Bem, a neurociência é o conjunto de áreas do conhecimento (não necessariamente apenas as ciências) que estuda o sistema nervoso e seus componentes.

[Neurônios, células gliais, sinapses, neurotransmissores, astrócitos, íons, proteínas, minerais, potencial de ação, etc. Dos componentes mais básicos, a gente parte para os órgãos que fazem parte dos sistema nervoso (basicamente todo o corpo… rsrs) - órgãos sensoriais, efetores, glândulas, o encéfalo, etc. Depois, a gente vai para o que gera nosso comportamento, nossa cognição, nossas emoções, etc.]

Quais são as áreas do conhecimento que estudam neurociência?

Ciências básicas: física, química, biologia.

Ciências complexas: neurologia, psicologia, psquiatria, farmacologia, fisiologia

Não-ciências: filosofia e teologia (sim, teologia… muitos dos meus professores eram teólogos e/ou filósofos)


Tenho que conhecer cada uma dessas áreas para estudar neurociência?

De certa forma, sim. O ideal é que você entenda um pouco de tudo. Caso contrário, você vai ficar preso em uma única visão, o que não é o objetivo dessa linha de conhecimento.

Não tenho nenhuma dessas formações. Ainda posso estudar neurociência?

Claro que pode. Como eu disse, você não precisa ter todas ou nenhuma dessas formações para estudar neurociência. Você precisa ENTENDER um pouco de cada uma dessas disciplinas. Eu, por exemplo, sou engenheiro eletricista e fiz minha pós-graduação em neurociências comportamentais. Tá certo que a parte de eletricidade do corpo humano, bem como a matéria de inteligência artificial foram bem tranquilas pra mim. Mas, se você tiver uma graduação, qualquer que seja, você já pode fazer um curso de especialização em neurociência. Se você quiser estudar neurociência como graduação, também pode. Acredito que algumas universidades já tenham esse curso disponível a nível de graduação.


Por que eu deveria estudar neurociência?

Isso quem vai dizer é você mesmo. Eu não tenho a pretensão de dizer que você deva fazer isso ou aquilo. Mas, se você quiser entender como seu sistema se comporta em qualquer situação, esse é o caminho.

10 visualizações

©2020 por Faculdade da Mente.

SMPW Trecho 3 Bloco B Loja 15 Edifício BanShop - Brasília/DF

CNPJ 24.701.671/0001-48

Telefone/WhatsApp +55 (61) 4141-9965

A data estimada para entrega dos produtos dependerá do produto escolhido