Memórias de curto e longo prazo

Atualizado: 7 de Dez de 2019

Você sabe a diferença entre elas?



Deixa eu falar sobre um assunto interessante: memórias de curto e de longo prazo, para introduzir um assunto que vocês gostam muito e desmistificar uma frase que vocês gostam mais ainda...


A memória de longo prazo é armazenada nas mesmas áreas corticais onde a experiência original é produzida. Isto é, ela é armazenada no córtex cerebral, e não no hipocampo (isso é um erro comum, cometido pela maioria das pessoas). O hipocampo é como se fosse um “rascunho” da memória de longo prazo, que será distribuída para cada região cortical responsável pelo tipo de memória (semântica, motora, visual, auditiva, sensorial, etc.).


O hipocampo interage com o córtex pré-frontal lateral, que é responsável pela memória operacional, que dura o tempo necessário para executarmos alguma tarefa (como se fosse a memória RAM do computador), depois ela é literalmente apagada.


Como a memória de longo prazo é armazenada nas mesmas regiões onde são produzidas a experiência inicial, aquela famosa frase - sua mente não sabe distinguir o que é real, do que é imaginário. vem daí. Entretanto, isso só acontece quando você se recorda da experiência, e não quando você está vivendo a experiência no momento. Como eu disse, cada região cortical possui uma zona primária, onde é processado o estímulo proveniente dos sentidos; e uma zona secundária, onde são armazenadas as memórias, para posterior comparação e registro.


Isso nos leva a um outro assunto: memórias falsas, que eu falarei mais pra frente.


Tenham um ótimo dia.


Texto por Gustavo Licursi

Faculdade da Mente

9 visualizações

©2020 por Faculdade da Mente.

SMPW Trecho 3 Bloco B Loja 15 Edifício BanShop - Brasília/DF

CNPJ 24.701.671/0001-48

Telefone/WhatsApp +55 (61) 4141-9965

A data estimada para entrega dos produtos dependerá do produto escolhido