Dividir para conquistar


Vocês já perceberam que, quando a gente é jovem, aprender qualquer coisa é muito fácil, né? Vide aqueles mini-seres humanos que praticamente nascem sabendo mexer no celular. Quando a gente vai ficando mais velho, aprender qualquer coisa é muito mais complicado. A gente não tem muito controle sobre isso. Mas, podemos cuidar para que isso seja retardado. Quiçá, até melhor nossa capacidade de aprender, certo? Mas, como fazer isso?


Creio que alguns de vocês já devem ter me escutado que o cérebro é muito parecido com um músculo: quanto mais você treina, mais forte ele fica; se o treino é pesado, mais ele fica “bombado”. Para isso, precisamos exercita-lo de maneira desafiadora, mas não de forma impossível (senão você acaba desistindo e o treino não serviu de quase nada).


Sabe aqueles jogos de videogame? Eles têm a primeira fase, que é bem fácil, e vão evoluindo pra fases cada vez mais desafiadoras, que utilizam de objetivos cada vez mais complexos, a medida que o jogo vai se aproximando do final.


Essa progressão faz com que nosso cérebro “se expanda” aos poucos, aumentando sua capacidade, sem necessariamente estressa-lo. Mas, você pode pensar: “na vida real, às vezes, não há como ‘subir de fase’, a gente já encara logo o chefão!”. Entretanto, se nós conseguirmos gerenciar as tarefas, dividindo-as em sub-tarefas (igual o Jack Estripador - “por partes”), transformaremos uma tarefa difícil em várias tarefas fáceis. Com isso, da próxima vez que você tiver que executar essa tarefa complexa, seu cérebro já vai ter aprendido um novo caminho para executa-la de forma mais eficaz.


Então, a dica é: Não! Não se desespere... Não a abandone... Porque ela vai ficar fácil pra você!


Uma tarefa complexa é o somatório de outras tarefas mais simples!


Texto por Gustavo Licursi

Faculdade da Mente

17 visualizações

©2020 por Faculdade da Mente.

SMPW Trecho 3 Bloco B Loja 15 Edifício BanShop - Brasília/DF

CNPJ 24.701.671/0001-48

Telefone/WhatsApp +55 (61) 4141-9965

A data estimada para entrega dos produtos dependerá do produto escolhido