A Mente é um Universo

Temos nossa percepção daquilo que nos cerca. Cada ser humano possui sua própria interpretação daquilo que chamamos de realidade. Como tudo que criamos, essa realidade também possui limitações.



Definição de mente


Quando falamos de mente, a primeira pergunta que vem à cabeça é... O que é mente? Com certeza você já se fez essa pergunta e, se você procurou saber o significado, deve ter encontrado alguns por aí. Para continuar a leitura, teremos que alinhar os nossos conhecimentos.


Cada pessoa tem sua maneira de perceber o mundo, portanto, muitos conceitos sobre a mente são possíveis. Neste livro, nós vamos seguir o seguinte conceito: mente é a abstração dos processos cerebrais, isto é, o produto de ligações entre células nervosas.

Sendo assim, por se tratar de uma abstração de processos, a mente também é algo abstrato, isto é, só existe na ideia. Não é algo físico, como o cérebro, que se possa tocar, examinar, ver, sentir ou ouvir. A mente não pode ser percebida pelos nossos sentidos físicos.


Talvez, por este motivo, a mente seja de difícil compreensão. Tudo aquilo que se refere à mente está no âmbito figurado, abstrato, vago e impreciso. Assim, bem diferente de uma ciência exata, onde tudo tem uma definição clara e precisa, a mente é subjetiva e possui suas características peculiares, variando de pessoa para pessoa.


Deve-se ter o conhecimento de que a mente é algo único, portanto, não pode ser dividida. Porém, para entendermos melhor os processos que ocorrem na mente, dividimos a mente em camadas. Essa divisão vai variar conforme as necessidades de compreensão de cada um. É por este motivo que existem diversas separações, quanto a autores, no que diz respeito à definição de cada divisão. Mais uma vez, para este livro, seguiremos o que foi proposto na Programação Neurolinguística - PNL, onde existem apenas duas partes da mente: o consciente e o inconsciente.


Natureza da mente


A mente pode ser definida como sendo de natureza abstrata. Portanto, de acordo com o dicionário, abstrato é aquilo que não é concreto, isto é, algo filosófico, teórico, subjetivo, especulativo, metafísico, imaterial, impalpável, intangível, moral. Algo abstrato é aquilo baseado em conceitos gerais, cuja compreensão é difícil, confuso, obscuro, incompreensível, indefinido, impreciso, vago.


A mente surge como produto de reações eletroquímicas orgânicas ao encéfalo, sendo relacionados a processos conscientes ou inconscientes. Mais adiante veremos como se formam as interações de células nervosas capazes de produzir esse fenômeno.

35 visualizações

©2020 por Faculdade da Mente.

SMPW Trecho 3 Bloco B Loja 15 Edifício BanShop - Brasília/DF

CNPJ 24.701.671/0001-48

Telefone/WhatsApp +55 (61) 4141-9965

A data estimada para entrega dos produtos dependerá do produto escolhido